sexta-feira, 24 de junho de 2011

minha septoplastia

#cirurgia



Foi no dia 21 de junho de 2011 que fiz a cirurgia de septoplastia, que consiste na correção do septo nasal, que no meu caso era um desvio severo para direita.
Pq eu fiz a cirugia? Bom durante muito tempo sofri com rinite alérgica, meu nariz sempre foi tapado e até então sofria com muita coriza. Sendo uma pessoa com tendências alérgicas desde criança, começando pela bronquite, depois conjutivite e rinite, oq estava me incomodando mais ultimamente era a rinite uma vez que a bronquite sarou e que fiz tratamento para conjutive que hj é super controlada.
Indo até a dentista, ele mencionou sobre esse desvio de septo que eu já tinha ouvido falar outras vezes, mas nunca tinha ido atrás, nem nunca feito consulta com otorrino. A dentista desconfiou pois devido a estes problemas alérgicos minha respiração sempre foi bucal, e isso acarreta muitos problemas odontológicos, como bactérias, desalinhamento dos dentes etc...Como em Curitiba com o frio a rinite só se agravou decide procurar um otorrino e ver oq poderia ser feito no meu caso.
Feito todos os exames que incluiram uma tomografia da face, videoendoscopia nasal e exames de sangue o médico me recomendou a cirurgia, que além de corrigir o desvio do septo, que é normal as pessoas terem, só que no meu caso o desvio era mais severo, tb  foi diagnosticado hipertrofia de cornetos que é uma das principais causas da obstrução nasal.

Fiz a cirurgia no hospital IPO (instituto paranaense de otorrinlaringologia), um ótimo hospital muito bem equipado e com profissonais competentes. A cirurgia durou em torno de 1h30, a anestesia foi local e com sedativo, ou seja, vc não vê e nem sente nada, super tranquilo. Algumas pessoa começaram a fazer terror comigo falando milhões de coisas, até ouvi que martelavam o nariz durante a cirugia :P, mas é importante vc pesquisar bem, conversar com o médico e lembrar sempre que a medicina muda muito, coisas que são feitas hj são bem diferentes de 8 anos atrás. Então é importante manter o foco naquilo que vc quer, estar consciente, confiar no médico e nos bons resultados.

Ainda estou em recuperação, peguei 8 dias de atestado e está tudo correndo bem. Logo mais volto com novidades e resultados!

este artigo do wiki fala várias coisinhas verdadeiras para quem tiver mais dúvidas sobre http://pt.wikipedia.org/wiki/Septoplastia

2 comentários:

Unknown disse...

sempre tirando de letra,muito bem!

Anônimo disse...

Justo o que eu procurava sobre septoplastia